Pilates no Tratamento da Cervicalgia
- Cesar Felipe Rech - Fisioterapeuta Crefito 8
- 7 de dez. de 2016
- 1 min de leitura
A cervicalgia crônica é um dos problemas mais comum da vida moderna, sua incidência aumenta com a idade e tem prevalência de aproximadamente 23% da população. Com utilização crescente do uso de celular, computador, mochila com excesso de peso e postura prolongada com a anteriorização da cabeça vem favorecendo o desenvolvimento de cervicalgia, ela é definida como dor ou desconforto intenso na região lateral ou posterior do pescoço, se for crônica, persistirá por um período maior ou igual a 12 semanas.
A coluna cervical suporta o crânio que pesa entre 4,5-5,5kg quando em coluna neutra. Um estudo americano realizado recentemente, mostrou que quando utilizamos um smartphone, o peso do crânio aumenta proporcionalmente ao grau da flexão cervical. Com a coluna cervical em neutra, o peso do crânio é de 4kg, mas quando em flexão de 60° o peso do crânio chega a 27,2 kg, conforme podemos observar na figura abaixo.

O exercício físico é um tratamento indicado para quem sofre de cervicalgia crônica inespecífica, melhorando a função e reduzindo os sintomas de dor e a rigidez da coluna cervical. Dentre os métodos mais utilizados, o Pilates é um excelente tratamento porque promove a mobilização da região, além do reequilíbrio muscular (flexibilidade e força), os exercícios tem como objetivo restabelecer o alinhamento postural da região cervical e atenuar os episódios de dor. O crescimento axial dos alunos, é fundamental, porque através deste fundamento, ocorre a ativação dos Multífidos, tornando a coluna vertebral mais estável.






























Comentários