Pilates x Dor nas Costas
- Dr. Cesar Felipe Rech - Fisioterapeuta Crefito 8
- 20 de fev. de 2017
- 2 min de leitura
Escuto muitas pessoas queixando-se de que a coluna está doendo. Em geral as dores se concentram em lombar e cervical, mas também podem acometer a parte torácica. Aqui na Esthétique Pilates mais da metade dos meus paciente e alunos sentem dores em alguma parte da coluna ou então já tem o diagnóstico de alguma patologia. Muitos procuraram o Pilates para justamente tentar resolver essas dores, estabilizar a patologia e melhorar a qualidade de vida.

Os médicos, atualmente vem indicando o Pilates para melhora das patologias e dores na coluna.
E com certeza absoluta, 90% dos clientes, que chegam com dores e praticam o Pilates de forma correta, trabalhando toda a musculatura necessária para ganho de estabilidade e de fortalecimento da coluna, terminam suas aulas e mantém sua semana sem dores. E sempre me relatam que jamais ficariam sem o Pilates.
esqueleto axial é composto por 33 vértebras, sendo 7 cervicais, 12 na região torácica, 5 vértebras na região lombar, 5 vértebras fundidas no sacro e o cóccix, que tipicamente inclui quatro corpos vertebrais. Algumas vezes parcial ou totalmente fundidos entre si.
Os discos intervertebrais separam as vértebras, exceto entre a primeira e segunda vértebra cervicais (C1 e C2) e entre o sacro e cóccix.
A coluna vertebral apresenta 3 funções básicas e principais:
SUPORTE – para todo o corpo
PROTEÇÃO – da medula espinhal no canal vertebral
MOVIMENTO – as vértebras articulam entre si oferecendo mobilidade para a coluna vertebral.
A coluna ela apresenta 6 graus de mobilidade, realizando movimentos de: flexão, extensão, flexão lateral direita e esquerda e as rotações direita e esquerda.
Os músculos, ligamentos, cápsulas, tendões e discos que fornecem flexibilidade para a coluna colocando então ela como o eixo central do nosso corpo.
Nossa coluna apresenta várias curvaturas consideradas fisiológicas que são: Lordose cervical e lombar (convexidade voltada anteriormente), cifose torácica e sacral (convexidade voltada posteriormente) e também temos uma curvatura lateral da coluna sendo de 5° a 10 ° para ser considerada normal.
Essas curvaturas elas podem aparecer um pouco ou muito mais acentuada que indica que já podemos avaliar como patologia, porque sai do padrão anatômico e pode gerar dor, desconforto e até problemas na qualidade de vida diária para o paciente.
O nosso mestre Joseph Pilates dizia:
“A arte do Pilates prova que sua idade não é medida em anos, ou como você acha que você se sente, mas sim pela flexibilidade normal da sua coluna ao longo da sua vida”.
Ou seja, nosso corpo é alimentado pelo movimento e principalmente pela mobilidade e cuidado com nossa coluna. Com isso teremos uma boa saúde.
Como uma das funções da coluna vertebral é o movimento e com o envelhecimento a nossa coluna sofre um processo de degeneração ou por conta de má postura ou por alguma patologia. Sendo assim, devemos sempre cuidar da saúde da nossa coluna trabalhando e movimentando ela de forma correta.
Portanto, cuide bem de você! Movimentes-se... Faça Pilates!






























Comentários