Pilates na Prevenção de Lesões no Esporte
- Cesar Felipe Rech - Fisioterapeuta Crefito 8
- 5 de abr. de 2017
- 1 min de leitura
O Método Pilates permite que o fisioterapeuta consiga trabalhar os pontos a serem melhorados de forma mais precisa. Identificando encurtamentos e diferenças de força muscular em determinados grupos musculares. No futebol por exemplo, há muitas lesões por encurtamento da musculatura posterior de coxa, os isquiotibiais, neste caso podemos prever uma possível distensão, e assim incluirmos nas aulas exercícios que visam o alongamento e equilíbrio desta musculatura, atuando de forma preventiva.

A literatura aponta como vantagens do Método Pilates: estimular a circulação, melhorar o condicionamento físico, a flexibilidade, o alongamento e o alinhamento postura, o que melhora os níveis de consciência corporal e a coordenação motora, que auxiliam na prevenção de lesões esportivas.
Outro ponto relevante está relacionado ao core, ou powerhouse, outro princípio do Pilates, que significa a contração da musculatura abdominal, eretora da coluna e estabilizadores pélvicos. Em qualquer modalidade desportiva seja com membros superiores, membros inferiores, com o treino o atleta diminui a força concentrada no seguimento para atacar uma bola, por exemplo, e concentra essa força no abdômen que junto com a expiração, potencializa a força do ataque, diminuindo a sobrecarga na articulação exigida e protegendo a coluna de movimentos desnecessários.
Fonte: BlogPilates






























Comentários